quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A importancia da Vacinação

A vacinação do seu animal é de extrema importância. Mesmo que ele seja exclusivamente de interior e não tenha contacto com outros gatos, nós podemos sempre levar qualquer vírus para casa e há alguns que são fatais independentemente da idade do animal.
.
A escolha da vacina da aplicar dependerá do tipo de vida que o gato terá ( se será gato de indoor sem contacto com outros gatos ou se terá acesso ao exterior com contacto com outros gatos).
.
O esquema de vacinação é 1ª dose aos 2 meses e 2ª dose aos 3 meses (ou 30 dias após a 1ª). Algumas requerem uma 3ª dose aos 90 dias. A partir daí, é necessário dose de reforço uma vez ao ano.
.
Descrevemos a seguir as vacinas que poderão ser dadas ao seu futuro gatinho e as doenças contra as quais protege:
.

1 - Tríplice:
.
Panleucopenia
Os sintomas da doença estão relacionados com o sistema digestivo: vómito, perda de apetite e diarreia com ou sem sangue. A transmissão ocorre por contacto directo do animal com as fezes e urina de animais infectados no ambiente. É uma doença normalmente fatal para um gatinho bebé.
.
Rinotraqueíte
Vacina contra Herpesvírus, microorganismo que tem preferência pelas mucosas nasais, traqueia e conjuntiva, caracterizando os sintomas respiratórios. Como o Herpesvírus não é eliminado do organismo do animal após o contacto, o gato não vacinado será portador definitivo do vírus. Isto quer dizer, que se o animal passar por um período de stress ou queda de resistência, o Herpesvírus poderá se manifestar, causando os sintomas respiratórios característicos: secreção ocular, nasal, tosse e pneumonia.
.
Calicivirose
Vacina contra o Calicivírus que também é responsável por problemas respiratórios nos gatos contaminados, além de provocar ferimentos na boca. Este vírus é muito resistente no ambiente.
.

2 - Quádrupla:
.
Panleucopenia
Rinotraqueíte
Calicivirose
.
Clamidiose
É uma zoonose (doença transmissível ao ser humano) responsável por conjuntivite e sintomas respiratórios suaves nos gatos. É uma doença caracterizada por uma conjuntivite crónica e rinite moderada. Os sintomas precoces da doença são congestão ocular, aumento de lacrimejamento (ambos são unilaterais inicialmente e evoluem para bilaterais com o agravamento do processo infeccioso). Febre, rinite e espirros são observados frequentemente. O curso da doença é de 2-6 semanas em gatos adultos, mas a doença raramente é fatal.
.
3 - Leucemia Felina
.
É causada por um vírus responsável pelo aparecimento de tumores e queda de resistência do sistema de defesa do organismo, tornando-os sujeitos a doenças oportunistas. A doença ocorre em animais de vida livre ou que tenham contacto com gatos vadios. A transmissão da doença faz-se através do contacto directo com a saliva por períodos constantes e prolongados. A vida média de um animal doente é de 2 a 3 anos após a infecção. Gatos fracos ou que constantemente apresentam problemas de saúde são considerados suspeitos para Leucemia Felina. O diagnóstico é feito pelo teste ELISA. Não existe cura, apenas a prevenção por vacina.
.
Antes de vacinar com esta Vacina, é preciso levar em consideração os seguintes riscos com relação à vacina contra Leucemia Felina:
.
Reacções à vacina para leucemia são: Fibrossarcoma, Choque Anafilático e Imunossupressão por um curto período de tempo.
.
O Fibrossarcoma ocorre no local onde o gato tomou várias vacinas contra Leucemia. É um câncer extremamente agressivo e fatal, que se dissemina com facilidade por todo o organismo.
.
Devido aos riscos da vacina e pelo contágio da Leucemia se dar por contacto directo entre os gatos (o vírus não é transmitido via ar), gatos que SÓ ficam DENTRO de casa não têm necessidade de vacinar contra Leucemia, desde que NÃO tenham contacto directo com gatos que frequentam a rua, ou mesmo quando for ao vet. Além de outras razões práticas, o uso de transportadora para ir ao Veterinário também é importante por causa disso, para não ter contacto directo com outro.
.
Esses riscos devem ser levados em conta pelo Veterinário e pelo proprietário do gato na hora de vacinar.

Sem comentários: