quinta-feira, 24 de Setembro de 2009

Como tratar de um gatinho recém-nascido


Você resgatou um gatinho! Parabéns, e muito obrigada por esse gesto de piedade e amor!
.
O propósito deste texto é ajudar todos aqueles que se venham a encontrar numa situação destas. Preparem-se para dormir muito pouco durante umas semaninhas, mas passando por uma experiência inesquecível e totalmente gratificante.
.
Antes de mais gostaria que tivessem a noção de que a taxa de sobrevivência de gatinhos recém nascidos sem gata-mãe é MUITO reduzida, e quero que todos saibam disso e pensem bem antes de abandonar à sua sorte bebés totalmente indefesos. Se não querem crias, esterilizem os vossos animais!
.
Bom, antes de tudo, quando encontrar um gatinho recém-nascido (ou um gato bebé) convém levá-lo a um veterinário com máximo de urgência para que um profissional possa examiná-lo, estimar a sua idade e orienta-lo quanto aos cuidados com ele.
.
Os gatinhos recém-nascidos têm os olhinhos fechados, só abrindo por volta de 8/10 dias de vida. Os dentes de leite começam a romper por volta das 2 semanas, mas só iniciam o desmame a partir da quarta semana, e até que possam comer por si só, são seres extremamente frágeis que requerem muitos cuidados e atenção.
.
Na falta de uma gata-mãe podemos tomar algumas providências para que o bebé possa sobreviver sem os cuidados da mesma. Vamos tentar expor algumas aqui de uma forma resumida, no entanto nenhum dos conselhos que podemos dar poderá substituir a opinião de um profissional veterinário.

1) Mantê-lo aquecido.

Os gatinhos com apenas alguns dias de vida não conseguem regular a sua temperatura e não mamarão se não estiverem quentinhos. Para os aquecer, aconchegue-os bem numa manta, dentro de uma caixa ou bacia, e aproxime-os de uma botija de água quente.
.
ATENÇÃO: Não os coloque directamente em cima da botija de água quente e tenha cuidado com a temperatura da botija, pois podem morrer de calor! Verifique constantemente a temperatura do ninho.
Normalmente quando se encontram gatinhos recém nascidos eles estão com frio (corpo frio ao toque, choro constante) e/ou desidratados (boca e língua secas, membranas mucosas pálidas, a pele da nuca não volta rápido à posição normal quando beliscada). Deve-se aquecer o gatinho conforme se indica acima, muito lentamente. Em falta de uma botija de água quente use o calor corporal.

2) Boneco de pelúcia.

Os gatinhos recém nascidos costumam ficar o tempo todo na companhia dos seus irmãos mesmo quando a mãe se ausenta. Essa companhia é muito importante tanto para se aquecerem entre si como para não se sentirem abandonados e inseguros. Um boneco de pelúcia pode substituir a presença dos irmãos.

3) Cama macia.
Providencie uma caixa de papelão (dependendo da idade do gatinho, pode ser uma caixa de sapatos - não lhe dê uma caixa muito grande, só o suficiente para acomodar o gatinho, a bolsa de água quente e bichinho de pelúcia), forre o fundo com bastante jornal velho e cubra com uma manta, toalha felpuda ou blusa de lã velha. Troque com alguma frequência pois ele pode sujar e a gata-mãe não vai estar lá para limpar.

4) Alimentação.
Normalmente os gatinhos recém-nascidos encontrados na rua estão com o nível de açúcar muito em baixo pois já não mamam há algum tempo.

Dê ao gatinho cerca de 5 a 10% de glucose em água (glucose é uma forma simples de açúcar disponível em drogarias, exemplo: Pedialyte.) Administrar cerca de ½ cc por cada 28 gramas de peso por hora.Não se deve alimentar um gatinho com frio! Os seus intestinos não estão a trabalhar, e com a ingestão de alimentos podem inchar, provocando a morte ao animal.

Num veterinário, compre leite próprio para gatinhos recém-nascidos (Royal Canin, Mixol, por exemplo) e siga cuidadosamente as instruções de preparação e os horários da amamentação.
De preferência, utilize água engarrafada, pois a água da torneira pode causar prisão de ventre.
ATENÇÃO: Se o leite estiver pouco quente os gatinhos não vão querê-lo, mas se estiver muito quente pode queimá-los. Teste a temperatura do leite na parte interior do seu antebraço.

Tenha muito cuidado com a posição de mamar. Os gatinhos devem estar ligeiramente levantados, com o biberão num ângulo de 45º, de forma a encorajar a amamentação e NUNCA deitados (ver foto).

Após dar de mamar NÃO SEGURAR o gatinho de costas para dar mimos, deve-se mantê-lo direito sobre o seu estômago.

ATENÇÃO: Não force a toma do leite, nem aperte a tetina para que os gatinhos comam, pois poderão aspirar leite para os pulmões, acabando por morrer.

O leite de vaca não é igual ao leite da gata; os gatinhos podem ter diarreia se der leite de vaca puro, pois digerem mal a lactose. Nunca dê leite de vaca, cabra, ovelha, etc. a um gato, seja qual for a sua idade, nem leite para gatos comprado em supermercados a gatinhos recém nascidos!

Por volta das 4 semanas de idade pode começar o processo de desmame do gatinho, mas tenha em atenção que ele ainda irá precisar de leite durante mais algumas semanas!

Compre uma ração BOA para gatos bebés (as melhores marcas são da Royal Canin – Babycat, Hills e Purina) evitando as vendidas muito baratas no supermercado que poderão causar-lhes diarreias. Experimente colocar-lhe um grão na boca e observe a sua reacção. Se ele se manifestar interessado coloque mais alguns grãos na mão e deixe-o “comer”.

Também pode humedecer a ração de forma a criar uma papa, no entanto nunca a utilize após uma hora de a colocar em água pois começa a fermentar e pode provocar diarreia.

Depois de começarem a comer a pasta sozinhos, ponha-lhes à disposição biscoitos próprios para gatinhos e água. Quando começarem a comer os biscoitos tire-lhes a pasta. Depois de comerem a pasta, dê-lhes sempre leite para que não desidratem, visto ser esse o único líquido que ingerem. (Pode tentar dar-lhes água, mas não deve conseguir…)


ATENÇÃO: Nunca dê leite de vaca, cabra, ovelha, etc. a um gato, seja qual for a sua idade!
NOTA: Ponha-lhes água à disposição num recipiente de vidro ou de inox

À medida que os gatinhos vão crescendo deve precisar de alargar o orifício da tetina do biberão para que consigam comer melhor. No entanto, tenha o cuidado de não a abrir muito pois pode sair leite a mais e engasgá-los.

Se depois de mamarem, os gatinhos não adormecerem, leve-os para um sítio escuro ou tape-os com algo opaco. Não se esqueça de os manter quentinhos

5) Evacuação. Item muito importante!
Os gatinhos bebés nascem sem saber defecar por sua conta, a gata-mãe tem que estimular lambendo os filhotes após cada mamada para lhes estimular a bexiga e os intestinos.

A “mãe adoptiva” terá que imitar esse procedimento: Massajando suavemente a barriga do bebé, do tórax para baixo-ventre e genitais com algodão, ou gaze ou toalha humedecida em água morna durante algum tempo.

É claro que com esta idade os gatinhos ainda não saberão utilizar o caixote, pelo que irão fazer xixi e cocó no ninho. É uma grande ajuda a parte de baixo do ninho ter uma toalha-fralda, que se pode comprar em qualquer hipermercado.)

ATENÇÃO: Não exagere na massagem do ânus e genitais, pois podem “assar.” Se um gatinho ficar 48h sem defecar leve-o IMEDIATAMENTE ao veterinário!

Para limpar os gatinhos, utilize toalhitas húmidas para bebés (Dodot, etc.), de preferência não perfumadas para que não haja o risco de alergias. Seque-os cuidadosamente com um pano macio.

Depois de cerca de 3 semanas de vida, quando o bebé já começa a explorar o ambiente, pode-se providenciar uma bandeja rasa de plástico com areia (compra-se nos supermercados) para ensaiar-lhe o uso da mesma.

Geralmente não há necessidade de os ensinar, porque gatos têm o instinto natural de enterrar as suas fezes, mas se o seu gatinho ficar "na dúvida" coloque um bocadinho das fezes dentro da bandeja; o cheiro será o bastante para ele entender o que fazer.
Coloque a caixinha longe da comida e água e num lugar reservado e calmo pois os gatos são extremamente limpos e detestam misturar caixa de areia com zona de comida.

6) Interacção com humanos
No início da terceira semana, os gatinhos tornam-se mais sociáveis. Comece a interagir com eles, mas não exagere… Após a refeição, trate-lhes da higiene e, antes de dormirem, acaricie-os um pouco e deixe-os andar uns minutos à solta, mas sempre supervisionados. Se possível, “apresente-os” a outros gatos para que aprendam a comportar-se como felinos.


O convívio com outros felinos é muito importante para o desenvolvimento do bebé e para ele aprender quais são os seus limites. Um dos problemas associados a gatinhos amamentados a biberão é a inibição da mordedura. Controlar a intensidade da pressão das mandíbulas ao morder é algo que o gatinho aprende durante a brincadeira com os seus irmãos de ninhada e com a gata mãe. Este controlo a que se chama “inibição de mordedura” e que é indispensável para poder brincar normalmente com outros gatos, é muitas vezes desaprendido se a “mãe-adoptiva” achar graça ele morder “apenas na brincadeira” e assim fomentar este comportamento.

Será então necessário ensinar o gatinho a não morder com intensidade J. Se durante a brincadeira ele começar a morder com demasiada intensidade, retire a mão dizendo “Não!” em tom firme e afaste-se dele. Passando um ou dois minutos volte para junto dele e continue a brincadeira. Se fizer isto sempre que ele morder com demasiada força, ele irá perceber que se o fizer, já não terá ninguém para brincar. Fazendo este exercício com várias pessoas ele aprenderá que não pode morder ninguém.

Também pode imitar a gata-mãe e “bufar-lhe” quando ele exagerar na brincadeira ou (como faço muitas vezes ;) ) dar-lhes umas trincas como fariam os irmãos e a gata mãe.

Os gatinhos bebés órfãos sentem muita falta da mãe e dos irmãos. À medida que eles forem crescendo faça-lhes companhia o mais que puder. O primeiro contacto com humanos é determinante tanto para a formação da sua personalidade. E não se preocupe se ouvir um motorzinho de arranque ;), o ronronar é accionado quando gatos se sentem felizes e confortáveis e não tem nada a ver com asma ou bronquite!

7) Desparasitação.
A desparasitação (interna e externa) dos gatinhos bebés é muito importante. Normalmente não se conhece a história anterior ao seu nascimento e o mais natural é que eles nascido já portadores de parasitas.

Assim, para que possam crescer saudáveis, é muito importante que sejam desparasitados ao longo do seu crescimento. A idade mínima para uma desparasitação interna segura é de 15 dias de vida. De acordo com o peso deles e as indicações do médico veterinário é dada uma pasta desparasitante, que se repete cada 15 dias até eles fazerem 2 meses. Dos 2 aos 6 meses a desparasitação deverá ser realizada todos os meses e apartir dos 6 meses deverá ser realizada com regularidade a cada 4-6 meses.

A desparasitação externa é igualmente importante uma vez que os parasitas exteriores (pulgas, carraças, etc são meios de transmissão de doenças graves.

Consulte sempre o seu médico veterinário para estabelecer um programa de desparasitação interna e externa.

8) Vacinação.

Mesmo que não queira ficar com o gatinho que resgatou, é importantíssimo que ele seja vacinado no tempo certo.

A escolha da vacina da aplicar dependerá do tipo de vida que o gato terá ( se será gato de indoor sem contacto com outros gatos ou se terá acesso ao exterior com contacto com outros gatos).

O esquema de vacinação é 1ª dose aos 2 meses e 2ª dose aos 3 meses (ou 30 dias após a 1ª). Algumas requerem uma 3ª dose aos 90 dias. A partir daí, é necessário dose de reforço uma vez ao ano.

Noutro artigo iremos descrever o tipo de vacinação que puderá fazer ao seu gatinho.

77 comentários:

NAÍZA disse...

encontrei 2 gatinhos que acabaram de nascer,jogados na rua(que crueldade)levei-os para casa,estas dicas ajudarão-me muito,espero que sobrevivam!
há casos de recem nascidos que sobreviveram?

gcca10 disse...

Este é o melhor site que encontrei para tirar dúvidas sobre o filhote de gato. Acabei de adotar um, e a única diferença que percebi é que o veterinério do meu outro gato falou que se não tivesse este leite especial para gatos poderia dar leite desnatado... Estou no 2° dia e até agora está correndo tudo bem. è um "bebê" recém nascido....E tem que amar muito os filhotes, pois não é pra qualquer um não!!!! Dá muito trabalho e requer muita dedicação....E tbm tenho a mesma duvida da Naíza, gostaria de saber se algém tem conhecimento de algum gatinho que sobreviveu...Obrigada e aguardo a resposta.

Anónimo disse...

Olá, achei uma gata, de uns 5 dias de vida na grama na frente da minha casa. Fui olhar na janela a coitadinha tremendo lá miando. Eu sai correndo chorando de pena. Entrei em casa minha mãe ficou feliz que eu a peguei. Então minha mãe teve que fazer leite morno e uma caminha em uma baciazinha. Faz um dia que estou com o gatinho. E ele já esta acustumada. Eu amei ele,ele é meu. Ela quer dizer. minha melhor amiga♥

Ana disse...

Sim, há gatinhos que sobrevivem felizmente :), mas é preciso ter a noção que não é facil e dão muito trabalho :)

André disse...

Na casa da minha avo havia um gato que andava sempre no quintal dela cheio de fome...eu queria levá-lo para casa mas a minha mae nao gosta muito de animais e nao me deixou levá-lo.Passaram-se tres dias e eu sempre a pedir para o levar para casa...mas, ela entao cedeu e disse: ''amanha vemos cá buscá-lo,agora vamos comprar a areia, a comida e a cama'' eu fiquei tao feliz!!! quase chorei de felicidade! E agora o meu gato siames vive feliz na minha casa,com muitos mimos...!!!!

samirafreire@yahoo.co.br disse...

oi.encontrei 2 gatinhos hà 5 dias atrás, estou dando leite em uma seringa, porém eles não estão defecando. ja massageei com gaze umadeida mas só um deles defecou um pouquinho..o que fazer?

samirafreire@yahoo.com.br disse...

oi.encontrei 2 gatinhos hà 5 dias atrás, estou dando leite em uma seringa, porém eles não estão defecando. ja massageei com gaze umedecida na barriguinha deles mas só um deles defecou um pouquinho..o que fazer?

Gii disse...

Tem uma gata que fica andando pelo meu quintal... ela ficou prenha e agora é mãe de 3 filhotes, mas ela os rejeitou. Então resolvi cuidar deles nos primeiros meses, e depois vou ensinando eles a se "virarem" sozinhos, adorei eles, eu dei leite de vaca desnatado e nada aconteceu!

Eles estão muito bem aconchegados, e para substituir a mãe, coloquei um bichinho de pelúcia, eles nasceram hoje umas 10:00h da manhã... fiquei tão feliz!
Eu adorei eles.
Mas gostaria de algumas dicas para cuidar deles.
Obrigada.

Anónimo disse...

Encontrei alguns gatinhos bébes no meio de uma vinha, estavam cheios de frio. Infelizmente um morreu pisado por 1 tractor

Anónimo disse...

eu tinha 4 gatinhos bebes... a minha gata deixou de ter leite para eles, eles tem apenas 15 dias.. tiveram mtas dificuldades em abrir os olhinhos e o mais pequenino morreu hoje.. =( os outros tres ainda estao vivos, mas 2 deles estao mt fraquinhos..estou a alimenta los com leite proprio para gatos, mas a meu ver nao esta a dar grande resultado... =( axo os mt fraquinhos...alguem me pode ajudar...nao sei o que fazer com os pequeninos...

Anónimo disse...

Bem eu salvei dois gatinhos que estavam completamente desnutridos, tinham pouco mais de 2 semanas, e a mãe estava morta já á vários dias tb...até estava em avançado estado de decomposição! E felizmente com muito esforço e apoio do veterinário consegui salvá-las, hoje elas tÊm dois meses e alguns dias, e são lindas, um amor!
A semana passada voltei a encontrar 5 gatos, mas agora estes com apenas dias :( Morreram 4! Sobreviveu uma! Fiquei triste pela morte dos outros, mas fiz o meu máximo,e a que está a sobreviver e se encontra estável ainda ma dá mais força para continuar a batalha de poder salvá-la!
Faço lhe de tudo, até ursinho de peluche ela tem para se sentir aonchegada, mama de 3 em 3 horas leite morno (mixol), e está bem quentinha....E sem duvida que este blog ajuda e muito na confirmação de algumas questões....ainda bem que existem várias pessoas com bom coração, e dispostas a ajudar...Parabens a todos:)

Marisa disse...

Boa tarde. Parabéns este site é muito bom! A minha gata teve 4 gatinhos, que estão quase a fazer 2 meses! 3 deles já comem há mto tempo, mas 1 aínda não come nada! Só quer mamar, mas acho que a mãe tá a ficar com pouco leite e fraco! Fiquei a saber por este site que os gatos não dirigem bem a lactose! Se for leite mimosa sem lactose, não dá? Tem que ser mesmo leite para gatinhos?
Qual é a marca mais barata?
Obrigada.

Marcela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kamilly disse...

Minha gata teve 5 filhotes, sendo q eles apenas com 9 dias de vida, a gata, mae dos filhotesd morreu envenenada,fiquei desesperada sem saber o q fazer, como alimenta-los, to mas aliviada, seguirem toda a dica do site, quero q sobrevivam todos os 5 filhotes, me desejem sorte... Seje o q Deus quiser...

marcos disse...

salvei 6 gatinhos siames de morre, a gata mãe morreu atropela, deixando com 8 dia de vida. Hoje eles estão com 6 semanas de vida e estão saudaveis.
fico muito felez por isso!
marcos 10/09/2010

Luma disse...

Encontrei 3 gatinhos recém nascidos na rua, estou com ele há 3 dias, mas as coisas não estão indo muito bem. Fui a um veterinário e ele me explicou sobre como fazer com a evacuação e o leite, mas um dos gatinhos parece não aceitar o leite (a propósito, como não tenho condição de comprar o leite para gatinhos, uso o leite nan com um pouquinho de leite de vaca desnatado, por ordem do veterinário). Ele não come direito, recusa o leite, e não está engordando. O que devo fazer?

Anónimo disse...

Luma ja cuidei de vários gatinhos recém nascidos, agora mesmo estou com uma ninhada de 4 gatinhos que a mae abandonou no meu telhaco eles estavam ainda com a placenta grudada ao cordão, é normal recusarem o leite no começo não se desespere, com certeza muitos sobrevivem sem a mãe assim como por mais que você se esforce outros infelizmente morrem dos 4 tenho quase certeza que 2 vão morrer, mas estou fazendo minha parte... já que os seus não querem mamar, tente reduzir o tempo de 3 hras para 1 hora, tente outra receita de leite a que mais uso é um copo de leite, meio copo de agua filtrada ou fervida uma gema de ovo (atenção só a gema) crua e uma colher de açucar, não esqueça de testar a temperatura, coloque-o proximo ao seu corpo para mamar porque assim voce ira manter a temperatura dele confortavelmente. Se mesmo assim não conseguir procure uma ONG de gatos, verifique se eles não possuem nenhuma gata com filhotes que possa adota-los esta é a melhor opção. boa sorte!!!

marcos disse...

marcos 15/09/2010.
salvei os gatinhos siames,com o leite
(milk Bomguy )que e pronto para beber.
não e muito caro, e é para cachorrinho recenascidos.È a penas 12 reais. eles estavão com 8 dias de vida. Quando eles compretarão 3 semanas de vida , dei o leite max (papinha desmame) é um alimento em pó para cães de 3 a 8 semanas.
dei da sequinte maneira:
1/2 copo de agua,2 medidas de leite,1 medida de ração de gato novo.
a medida é 1/2 colher de sopa
misture no liquidificador .
este e um pouco mais caro, mas quando é preciso salva uma vida não tem preço.
tentei as receita caseiras, não foi legal,os gatinhos deixaram de defecar e precisaram toma luftal em gotas, por isso muito cuidado.
hoje ja estou tentando encontra pessaos que os adote,por que são 6 gatinhos e ficarei com apena um.
fica aqui minha ajuda para as pessoas que estão precisando.
Luma pra voce.

Daniele disse...

Oi, e obrigada. Me ajudou muito. Minha gata morreu ontem após uma cesariana. Ela simplesmente não acordou da anestesia.Fiquei com duas gatinhas e estou me virando.

catarina disse...

ola sou a catarina encontrei uma gata bébé no meio do mato a miar e trou se a para casa da minha sogra porque nao pude ficar com ele porque ja tenho um cão eu nao percebo ela leva as noites a miar porque que sera ... sera porque tem frio o tem fome

Anónimo disse...

Estou apavorada. a minha gata rejeitou o filhote que nasceu e ainda não fez 24h. não sei como tomar conta dele. amanhã vou ao veterinário. nem sei o que fazer estou realmente apavorada. não vou conseguir dormir sabendo que o bichinho nada comeu, tentei dar leite do supermercado misturado com água... oxalá me aguente até amanhã, hora de ir para o veterinário.. :(

Gisele disse...

Estou com uma gatinha que encontrei na calha do meu local de trabalho, tenho seguido algumas dicas e vou leva-la ao veterinario. Mais gostaria desaber sobre a evacuaçao, vi que se passar de 48hs [e sinal de perigo, mais em media de quanto em quanto ela deve acontecer.

Mauro Ávila disse...

Bom pessoal sobre caso de gatos que sobreviveram minha mãe teve uma gata que pegou com uns 3 dias no maximo de vida ela tratou dela com leite especial para gatos comprou em um pet. custou aqui 24 reais.

E também me encontro com um pequeno problema pois minha gata teve 4 filhotes e ontem 20/02/2011 ela morreu atropelada quando foi fazer as suas necessidades fiquei bem triste né...

Agora eu to tentando amamentar os gatinhos com a mamadeira e tal e o leite especial mais ta tenso da trabalho pois eles não querem pegar, um as vezes mama um cado mais não muito.

Estou rezando para que a gata da minha mãe que vai criar agora por essa semana adote eles né.

Bom é isso ae pessoal e parabéns ao blog gostei bastante.

eduarda disse...

eu não encontrei um gato abandonado,mas tenho uma gata novinha com alguns meses que irá ter um ou mais bebes este saite ajudou-me a conhecer coisas que eu não sabia. quando crescer vou ser veterinaria. adoro este saite vou aconcelha-lo a amigos!

Anónimo disse...

a minha gata pariu ha duas semanas e hoje de manha enconteri 2 gatos mortos sao 5 e um esta quase a morrer eles tinham todos os olhos abertos e agora nao teem,tento polos a mamar mas eles nao encontram e secalhar ela ja nao tem leite portanto o mais certo e morrere todos mais tarde ou mais cedo para alem dla os tratar muito bem mas tambem nem sempre estava com eles...

Anónimo disse...

este site deixoume muito confiante para a proxima ninhada que ela ter,vou seguir todos os conselhos deste site e adoroo muito animais...anonimo

Anónimo disse...

este site deixoume muito confiante para a proxima ninhada que ela ter,vou seguir todos os conselhos deste site e adoroo muito animais...anonimo

Nuno Figueiredo disse...

Boas encontrei 1 gatinho de apenas 5 dias abandonado com a mae morta ao lado na rua estou muitoo feliz e chama-se vitória pois é preto e branco

janne disse...

Olá… ontem, encontrei um gatinho de aproximadamente 1 mês de idade ele etava muito fraquinho e com secreção nos olhos muito forte. Então levei ele pra casa e dei um pouquinho de leite desnatado na seringa e limpei os olhos dele com algodão e água, mas, ele logo após que tomou o leite ele vomitou e observei que tinha 3 vermes parecido com linha. Eu como já crio um gatinho percebi que ele tinha que tomar remedio para verme estou dando BAKEN. Hoje percebi que ele ñ vomitou mais depois do ingerir o leite, mais ele continua fraco e sem querer comer e tá com diarréia. O que devo fazer agora?Hoje vou suspender o leite e vou dar WHISKAS disolvido na água e tentar dar o liquido pra ele na Seringa. Na minha cidade ñ tem veterinário. Me ajudem quero salvar a vida desse gatinho, estou fazendo o que posso.E para minha surpresa hoje a noite minha cadela de 6 anos adotou o gatinho srsrs ela tá cuidando dele srsrr, acho que vai ser uma grande ajuda, pena que ela ñ tem leite para amamentá-lo.Vou até tirar uma foto para ficar resgistrado esse momeno pois no 1º dia a cachorra ñ tava aceitando o gatinho aqui em casa, mas acho que ela ficou com dó do gatinho como eu.

Tatizinha *-* disse...

Oie,muito bom esse artigo,gostei muito,tenho a minha gata que se chama sofia,ela deu a luz a 5 gatinhos,só que eu acho que ela não está tendo leite para amamentar o seus filhotes,levei ela ao veterinário e ele o examinou-a e disse que estava tudo bem,mas mesmo assim eu desconfiei,outra coisa que tenho notado com a minha gata,é que ela não tem amor pelos seus filhos,ela simplesmente tirão eles da casinha..e os joga no chão frio !!! porque será que ela faz isso ?! eu não entendo..mas estava pensando em eu mesma cuidar dos filhotes dela..Para que eles possam ser bem cuidados...

Ana disse...

olá Janne
Se o gatinho vomitou ténias é pq está bastante parasitado. Não conheço o desparasitante que lhe deu (Baken). É proprio para gatos bebés? O que usamos em gatinhos bebés com essa idade é o Flubenol.
Os gatos são intolerantes a leite de vaca e é perfeitamente normal que ele vomite e faça diarreia. Como ele já tem um mês (já tem dentes?), o que aconselho a fazer é cozer um pouco de peito de frango com um bocado de arroz e bastante água. Quando estiver cozido picar no 123 ou com uma varinha mágica de forma a ficar um creme. Colocar-lhe à disposição e se ele não demonstrar interesse, dar-lhe à seringa. Ele tem o nariz entupido? Tem alguma ulcera na lingua? Seria mesmo bom se conseguisse que ele fosse visto por um veterinário...
Outra coisa que tb pode fazer e que o ajudará é dar-lhe soro caseiro. Ferva 250ml de água e junte uma colher de café de sal e uma colher de chá de mel. Deixe arrefecer e dê-lhe à seringa cerca de 5ml de 2 em 2h

Ana disse...

Tatizinha, se a sua gata tira os gatinhos do ninho e os coloca no chão longe dela é pq está a rejeitar os bebés.
É a primeira ninhada dela? Ela está num local calmo ou com muito movimento e confusão?
Se ela os está a rejeitar será necessário tratar directamente os bebés. Comprar leite para gatinho (eu confio no da Royal Canin, apesar de ser mais caro - tb há o Mixol, mas não tenho tido boas experiencias com ele), estimular os gatinhos e mante-los quentes.

janne disse...

Hoje, infelizmente o gatinho que peguei na rua morreu, estou muito triste, pois fiz de tudo para salva-lo.A minha cachorrinha que adotou ela acho que ainda ñ sabe se o gatinho morreu, pois ela continua cuidando dele, estou esperando ela sair de perto do gatinho para que eu tome as providências em relação ao gatinho falecido.Tenho que tirar o gatinho sem que ela perceba, pois o gesto que minha cadela teve em relação ao gatinho foi de uma tremenda solidariedade e ñ quero traumatiza-la. Agradeço vc Ana por ter me orientado, mas infelizmente ñ ouve tempo para seguir seus conselhos. Obrigada!

Anónimo disse...

encontrei um gatinho hj, ele eh recem nascido e tinha caido do telhado do meu colégio nao sei como ele ainda tah vivo, eu trousse ele pra casa e tou cuidando dele, ele eh tao fofinho e a mae dele ficou direto olhando pra ele na hr q sem querer ela deixou ele cair do teto, mas ela nao deve se preocupar pois seu filhinho está em boas maos.ah...acho q quero ser veterinária quando crescer.

Belinha Fernandes disse...

Encontrei este texto no Facebook! Desde há dois anos que me interesso por gatos e ainda ando a descubrir o mundo deles!! Não imaginava que fosse tão delicado cuidar dos gatinhos bebés. Fiz uma chamada no meu blogue para este texto pois acho que as pessoas devem ler e aperceber-se como é importante não retirar os gatinhos às gatas e deixá-los juntos nos primeiros tempos de vida. Os comentários aqui também são uma delícia, como esse último. Parabéns pelo blogue!

nicole disse...

preciso de ajuda.ADOTEI 2 GATINHOS ORFAÕSCOM2 SEMANAS.Levei-os ao veterinario,já foram vermifugados.Q UANDO COMPLETARAM2 MESES TOMARAM A 1@ dose dasvacinas.Sãomuito lindinhos,mas está havendo um problema dificil de resolver.Eles querem mamar em mim sempre que podem. Sóbem no meu pescoço e mamam com se eu fosse a mãe deles.O que eu faço

Ana Soares disse...

Olá tive a ler o teu artigo, e vai me ser muito util visto que encontrei um gatinho na rua que ainda nem tem os olhinhos abertos suspeito que tenha cerca de 3 dias.

Espero que sobreviva.

Achei foi muito estranho ele ter as orelhinhas mais escuras e dobradinhas como se fossem para baixo. ja tenho visto gatos bebes e tem sempre orelhas afiadas e pequenas.

Suspeito que seja raçado. Podes ajudar me?

Parabens pelo optimo trabalho

Bjinho Ana

Ana disse...

Olá Ana
Quando os gatos nascem as orelhas ainda não estão "espetadas" :)
Normalmente são pequeninas e dobradas para dentro :)

Seria bom que fosse visto por um veterinário para avaliar a sua condição fisica :)

Espero que tudo corra bem com o bebé :)

Ana disse...

Nicole, não há problema algum com os gatinhos.
Há muitos gatinhos que mesmo adultos continuam a "mamar" nas pessoas ;)

Silvia disse...

Boa tarde. Retirei ontem do contentor do lixo 2 gatinhos bebes. Já têm os olhos abertos e já exploram o espaço mas ainda não comem nada sólido, penso que têm entre as 4 e as 6/8 semanas. Comprei leite próprio para gatinhos mas não sei a quantidade que devo dar e quantas vezes ao dia, na embalagem não diz. Podem ajudar-me? Tenho dado com uma seringa até eles não quererem mais (+/- 8 mL) de 2h em 2h mais ou menos. Eles têm aceitado bem

Rita disse...

ola.
Encontrei hoje 2 gatinhos na rua ainda com os olhos fechados e vou fazer o que posso para que eles sobrevivam. Este blogue está-me a ajudar muito.
Obrigado :)
Rita Carmo

Gutty disse...

Olá! Semana passada encontrei um gatinho recém nascido em meio a entulho e lixo...esse blog me ajudou bastante!! E ele está bem...o umbiguinho caiu, ele está mais forte e crescido...

Anónimo disse...

Alguém por favor poderia me ajudar? encontrei seis gatinhos recém nascidos numa caixa de papelão na frente de casa,eles não devem ter mais de três dias de idade,peguei eles no sábado a noite. Dois deles estão extremamente magros,o resto deve ter mamado na mãe pelo menos uma vez. Infelizmente um dos gatinhos morreu =( E como logo que eles chegaram eu não sabia o que fazer dei leite de vaca diluido em água com uma seringa sempre que posso,estou deixando eles num local aquecido mas sinto que o outro pode nao sobreviver também,e eu não sei o que fazer,porque não tenho dinheiro para levar ao veterinário e não estou achando ninguém pra cuidar deles na minha cidade... se alguém tiver alguma dica de como saber se eles estão bem,por favor me mande um email caahs2@yahoo.com.br

mariane disse...

achei um gatinho na porta de casa,o coitadinho tinha alguns dias,e estava espirrando muito,tentei dar leite mas ele rejeitou então eu esquentei ele com um pano..acho que ele estava com dor não sei mas ele miava muito eu até chorei de dó...horas depois ele morreu...mas agora com esse blog eu ja sei como cuidar de gatinhos bebês...parabéns adorei as dicas.

Juliana disse...

Olá, adotei um gatinho lindo. Porém tem apenas 32 dias e percebo que não faz coco, o xixi ele faz normal. Estou preocupada. Ele tbém não comeu ainda, apenas leite.
Tem alguma coisa a ver por ficar somente no liquido, ou preciso fazer alguma coisa? Me ajudem!!!

Morgana disse...

Adorei o blog, se me permite colocarei a sua matéria em meu blog, com os devidos créditos, pois achei a matéria muito boa.Te convido quando puder a visitar o meu cantinho.Estarei sempre por aqui.Um forte abraço!

Anónimo disse...

A minha gatinha teve cria e nos ultimos dias foi normal ela cuidava deles dava leite pra ele e tudo mais. Quando eles começaram a abrir os olhinhos parece que o leite da minha gata Nina sumiu, basicamente, eu não sei o que fazer não sei se é coisa da minha cabeça; mas só sei que eles ficam chorando e só alguns (vieram 6) ficam no mamilo dela. O QUE EU FAÇO ME AJUDEM! NÃO QUERO QUE ELES MORRAM DE FOME!!

Anónimo disse...

OI sou gustavo. encontrei quatro filhotes de gato na minha oficina.
estavam miando dois dias seguidos.
resolvi pega-los, para cuidar, amamentar-los, e fazer-los companhia até sua mãe voltar para buscar. (se voltar né) para me ajudar a cuidar deles me adicionam no Facebook. o meu é: cidadaogustavo@Hotmail.com
(quem quiser me ajudar!) !obrigado!

Anónimo disse...

Olá!! Uma gata estava com uma ninhada de 4 gatinhos, mas infelizmente morreu atropelada e passei a cuidar dos filhotes, eles ficaram 2 semanas e meia mamando leite próprio para filhotes, só que devido ao preço passei a dar leite em pó para criança e coincidentemente após uma semana 3 morreram :( com receio do último morrer voltei a dar o leite apropriado, ele está super esperto e mamando, mas está com diarreia de cor amarelada e barriga dilatada... isso pode ser verme? ja posso vermifuga-lo ou é consequência do fato dele ter tomado leite de criança? Agradeço desde já

Ana Beatriz disse...

oie gente gostei muito do texto e dos comentários pois são interessantes
gente achei um gatinho aqui na rua da minha casa pois nn sei quantos dias ele tem aqui na minha cidade nn tem veterinário nem pet shop quero q vcs me ajudem eu dou leite de caixinha integral(pode dar ele??) eu esquento e deixo esfriar um pouco até ficar meio morno ai eu dou ele em uma seringa pois nn bebe muito ele ainda nn tem dentinho pois eu forro uma caixa de papelão com muitas folhas de revistas e coloco ele lá dentro e dois panos secos e limpos pois lavo eles todos os dia e troco as folhas tb todos os dias ele mia muito será q é por caus q ele sente falta da mãe e dos irmãos dele ou é outra coisa q ele sente???
quando ele defeca eu limpo a bundinha dele com um algodão úmido
todo mundo aqui de casa fala q ele nn vai conseguir sobreviver pois é muito novinho
gente por favor me ajudem pois tb quero ajudar o meu gatinho tb a sobreviver
desde já agradeço a compreenssão!!!

Letícia Franco disse...

Há duas semanas atrás, um rapaz chegou no meu local de trabalho com três gatinhos recém-nascidos e disse que a mamãe deles havia sido atropelada.
Eu estava dando leite desnatado à eles, mas um deles ficou doentinho da barriga e no outro dia morreu. Poucos dias depois outro também ficou doente. Eu fiz de tudo, mas ele também não sobreviveu. Agora só ficou um, o Ronnie, e ele sempre foi o mais fofo e mais esperto de todos, mas agora também está doentinho da barriga. Por favor, me ajudem, não quero que ele morra. Obrigada pela atenção e parabéns pelo trabalho, me emocionei ao ver.

Karyne Isabela disse...

Letícia Franco, vá a um veterinário com extrema urgência! Antes que acabe perdendo este também.
Resgato filhotes desde minha adolescência. Já perdi algumas crias por má alimentação ou por frio e isso ainda pesa demais na minha consciência. Entretanto, a quantidade de bebês que já salvei é bem maior do que a quantidade que morreram. Cuidei de uma ninhada de seis gatinhos que foram atirados na rua em uma caixa. Tinham aproximadamente 6 dias, alimentei-os com whiskas sachê para bebê batido no liquidificador com um copo de água e um copo de leite desnatado. Todos os filhotes sobreviveram. Após essa ninhada encontrei mais três bebês, porém um chegou extremamente fraco nas minhas mãos e a veterinária não veio a tempo. Os outros dois também foram amamentados com whiskas sachê e leite desnatado com água. Depois cuidei de mais uma, porém, três semanas depois, duas de minhas gatas tiveram seus filhos e essa menininha orfã foi cuidada pelas duas. Atualmente tenho 10 gatos cujo a maioria eu cuidei desde filhotinhos. Agora estou com um machinho que foi jogado na rua no mesmo dia em que nasceu. Estou amamentando ele com pet milk e até agora ele está reagindo bem.
Muito do que aprendi foi com minhas próprias gatas. Observando cada ação delas. Gostei muito de seu post e ele é um grande auxílio para aqueles que ainda não possuem experiência mas desejam ajudar.

Karyne Isabela disse...

Estes são os meus sobreviventes:


A ninhada dos seis:

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/545346_499137936779547_613294413_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/562818_499155886777752_1185851283_n.jpg



A ninhada dos três: (Duas sobreviveram)

https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/524176_441825155844159_1638405140_n.jpg


https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/223159_521673864525954_1969464967_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/306180_441824255844249_550553884_n.jpg



Abandonada na frente da minha casa e sendo cuidada por uma das que já amamentei ( Atualmente, mãe de 6 filhotes):

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/542234_521759117850762_1116373470_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/524330_502440716449269_1117817223_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/536846_502440939782580_1198314395_n.jpg



Dá cria dos seis filhotes, atualmente me resta esta mocinha. Infelizmente, os outros 5 já se foram.

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/183731_510098812350126_443211937_n.jpg


Todos eles chegaram até mim com menos até que uma semana de vida, porém, eu não fotografo nessa fase pois tenho medo de perdê-los. E, também, não me agrada fotografar moribundos, pois considerado um desrespeito. Ainda não fotografei o bebê que estou amamentando atualmente, mas, quando ele pegar mais idade, eu publique uma foto dele. =)

Karyne Isabela Luiz Ferreira disse...

Mais uma coisa, a veterinária me passou essa receita caseira para amamentação dos bebês:
Um copo de leite desnatado.
Um sachê de mel (farmácia)
Uma colher de creme de leite.
Um ovo cru.
Misturar e administrar a cada duas horas.

Danieli disse...

Amigas eu peguei na rua um filhote de no maximo 1 dias, tenho quatro gatas em casa e uma delas adotou ele eesta dando ate de mama. Isso é normal? Não nenhuma problema nao? Obrigada.

Danieli disse...

Amigas eu peguei na rua um filhote de no maximo 15 dias (faltou o 5 no post anterior), tenho quatro gatas em casa e uma delas adotou ele eesta dando ate de mama. Isso é normal? Não nenhuma problema nao? Obrigada.

Mario disse...

Eu tenho dois gatos e animais são muito bons! Lembro-me de quando era pequeno e comeu com uma seringa. Felizmente, agora eles comem Ração Hills. beijos

Neia disse...

Estou com 5 filhotes de 17 dias, pois a mãe foi morta nesta madrugada. Eles ainda não abriram os olhinhos, mas até ontem mamaram na mãe e estão fortinhos. Como faço para mantê-los vivos...??? Por favor me ajudem. naudineia@hotmail.com

Anónimo disse...

Adorei a matéria!!!
Vai me ajudar muito a cuidar de de um gato.
Obrigado!

Ana Sofia Ribeiro disse...

Olá... Obrigado pela ajuda... Encontrei uma gata em Dezembro e fiquei com ela, ela teve agora no Domingo gatos mas não lhes ligava nenhuma, tanto que de 6, só conseguimos salvar 2, por sorte uma vizinha nossa tinha uma gata que tinha tido gatinhos há 8 dias e a gata aceitou os nossos dois sobreviventes estando a dar-lhes de mamar, e a tratá-los como se fossem filhos dela.
Mas um dos gatinhos ontem abriu um olho, eles só têm 3 dias... Isto pode acontecer?
Bjs e obrigada!

Anónimo disse...

A minha gata persa rejeitou os 4 filhotes, morreram 3 e estou tentar salvar a vida a 1, que já tem 12 dias, ontem começou a rejeitar o biberon com leite da royal canin, porque será ?? ajudem-me por favor

Dear Milady disse...

Anonimo como a pessoa do blog ja escreveu no texto pode ser que o gatinho ja não consiga mais diferir o leite, tente dar a papinha pra ele, tem papinha própria pra desmamar. Espero ter ajudado.

Luisa Gassen disse...

Minha gata siamesa teve 4 filhotes. Dois já abriram os olhos e são malhados e os outros são brancos. Estão todos bem. Boa sorte a todos.

Julie Alencar disse...

Encontrei noite passada no quintal de casa uma gatinha abandonada..acho que tem uns dois dias e a mãe-gata não voltou...Eu já a coloquei dentro de uma caixinha de sapato com jornal e uma manta .. estou tentando aquece-la.Quero saber se posso deixar a caixa em cima da panela com agua morna..pra esquentar o gatinho mais rapido..

Gabih disse...

Olá,eu estava andando com meu irmãozinho, quando ouvimos um miado, seguimos o miado e felizmente encontramos 3 bebês gatinhos,não sei como uma pessoa pode ter tamanha a crueldade de jogar gatinhos recém nascidos no lixo, estavam dentro de uma caixa, dentro de uma sacola, graças ao leonidas( nome de um dos gatinhos que nós colocamos) que não parava de miar que encontramos seus irmãozinhos.
Eles devem ter mais ou menos uns 6 dias, como não tenho muita condição, procurei a melhor receita caseira pra alimenta-los e comprei uma dakelas chucas de dar chá para bebés, e pra minha sorte eles pegaram muito bem ^^, mais um dos bebês parece ter refluxo, pois sempre após mama ele vomita um pouko pelo nariz, me disseram então mim tentar dar menos leite e dar mais vezes, enfim agora eles estão fortinhos, mais agora to com outra preocupação ele não está fazendo coco, não sei se é por causa do leite em pó, estimulei eles como sempre mais ainda nada, to fazendo massagem na barriga deles mais ainda nada, então agora um deles vez apenas uma bolinha e eu peguei (trabalho de mãe é dificil pra caramba) e tava duro =/ agora peço se algum de vocês poder me ajudar, com alguma receita ou remédio que possa ajudar aguardarei respostas.
Obrigado!

Isabel Matos disse...

Nossa muito util seu artigo, pois achei im gatinho com poucos dias de vida.

Beatriz Malik disse...

Olá! A minha gata teve 5 gatinhos á muito pouco tempo! 2 morreram e sobreviveram 3! Infelizmente a minha gata tem muitas feridas nas mamas! Com tudo a minha gata não os deixa mamar! Então a minha mãe, eu e a minha irmã estamos a tentar dar de mamar com uma pi peta mas eles não a querem beber! Nós compramos o leite na veterinário mas não o bebem na mesma!
Queria que me dessem uma ajuda! Por favor!
:(*

Anónimo disse...

Estou com um sério problema. Adotei um gatinho no sábado, com cerca de 3 a 4 meses, nos identificamos na hora. Contudo quando chegou na minha casa (moro em casa com quintal) ele fugiu, não quer se aproximar de ninguém. Mia o tempo todo, mas quando tentamos nos aproximar ele para de miar ou foge. Está escondido na garagem, e eu não consigo achá-lo. Estou a três dias sem dormir, e o meu marido está uma fera. O que faço?

Maria Alves disse...

Há 5 dias encontrei 2 gatinhos recém nascidos no contentor do lixo e trousse-os para casa e até hoje tem corrido tudo bem, mas hoje um deles esta constantemente a miar e não sei o que ele tem, suspeito que sejam colicas mas o que é que eu faço?..
Eu não tenho possibilidades de comprar leite de substituição e tenho dado leite da wiskas com agua, talvez não seja a melhor coisa a fazer mas é o maximo que consigo fazer com as minhas possibilidades... por favor diga me o que fazer... obrigada

Anónimo disse...

ouu estou com um gatinho q nasceu faz 2 dias...tinha dado injecao na gata e nao sabia q ela tv gravida....ela teve aborto..mas um ainda escapou..so q ela o rejeitou.nao quer nem ver.
ele mia direto....sem falar q ta com um enorme machucado debaixo do bracinho..
tento dar leite a ele mas ele nao segura..nao sei o q fazer axo q ele vai morrer. :'(

Marcus Vinicius disse...

Meus gatinhos que nasceram e alguns estão com os olhinhos colados! O que fazer?

Anónimo disse...

Boa tarde, adotei um gatinho com 7 semanas á cerca de 1 semana, ele nos primeiros dias fez o xixi na areia estes últimos dias tem feito xixi pelo chão da casa o que faço?
Ajudem me por favor
Mariana

Emocore disse...

bem minha gata teve dois lindos filhotinhos mas não quer cuidar deles, eu ja tenho experiência com animais mas sempre com a mãe presente e eu ainda não sabia como cuidar deles mas vcs ajudaram muito ^^

Anónimo disse...

Olá, adorei o blog esta me ajudando muito.
Minha gata resolveu ter seus lindos filhotinhos no dia 31/12/13, eram 3 lindos filhotinhos, 1 não aguentou e faleceu no terceiro dia, o outro a mamãe deitou em cima no mesmo dia e ele tambem faleceu :( entrei em desespero, meu namorado que ficou me acalmando a noite toda, pois, nÃO consegui deixar o ultimo filhotinho sozinha com a mãe, até hoje tenho medo.
A mamãe é de primeira viagem e pra ajudar alem de desastrada ela não tem as tetinhas, tirou todas em uma cirurgia para retirar nódulos, ela era muito doente a encontramos na rua prestes a morrer de fome. Eu comprei leite próprio para o bebê e uma mamadeira, mas o gatinho que restou não consegue mamar na mamadeira, então peguei uma seringa coloco nela o bico da mamadeira e vou dando de pouquinho, FUNCIONOU!
Pessoal o que tenho para dizer é que não durmo a dias, mais vale apena, quando vc olha aquele filhotinho lindo dormindo, da uma paz imensa e uma sensação de dever cumprido. ME CONSIDERO VOVÓ
Caso precisem de ajuda
dayse_gfs@hotmail.com


Boho Love disse...

Olá,

adoptei um gatinho recentemente e como nunca tinha tido gatos, andei a pesquisar bastante sobre o assunto.

Não gosto muito de toda a situação com a caixinha da areia. Encontei um produto, chamadado citikitty

http://lisboacity.olx.pt/citikitty-portugal-kit-de-wc-para-gatos-iid-448375601

comprei e tenho estado a treinado o meu bichano a ir fazer as suas necessidades na nossa sanita, e esta a correr muito bem, alguém já experimentou?

coloquei o link para terem mais informações do produto que comprei.

Obrigada

Anónimo disse...

Oi naíza, eu crio um desde os 3 dias de vida, agora ele ta completando 1 mes, é bastante trabalhoso sim se prepare, mas eles sobrevivem, amor e carinho é fundamental. No caso do leite eu optei dar um sem lactose fazendo uma receita caseira que tem disponivel na internet, pq esses proprios sao muito caros... teve dias de diarreia, 3 dias sem fazer coco, ate ele se adaptar n foi facil e agora estou colocando um pouco de mucilon de arroz na mamadeira kkkk ele ta adorando, daqui uns dias começo com raçao. Boa sorte p vc, n esqueça de dar muito carinho e ser companheira :D bj

Andreza Guedes disse...

Olá!
Adotei um gatinho recém nascido e estou desesperada, quero que ele sobreviva. Uma gata deu cria de 4 filhotinhos no meu serviço. Achamos e ajeitamos eles numa caixinha pra ela, porém a gata mãe não gostou e começou a carregá-los, isso foi na sexta. Deixamos a natureza agir contanto que ela levaria todas, mas chegando segunda vi que ela deixou um pra trás. Levei ele pra casa, aqueci e estava dando leite em pó Molico, ele estava reagindo bem. Li sobre os leites próprios e comprei o Pet Milk, comecei a dar ontem, mas hoje ele está super fraquinho, teve um momento que pensei até que tinha morrido, parece que o leite próprio para filhotes não está sustentando, voltei a dar o Molico. Será que estou procedendo corretamente? o que mais posso fazer? não quero perdê-lo.