terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Adoptar um gato

Onde posso adoptar um gato?

São muitos os locais em que pode procurar um gato para adoptar, nomeadamente numa Associação de Protecção Animal ou no gatil municipal da área da sua residência.

Poderá também recorrer à consulta em sites da Internet dedicados à adopção de animais abandonados ou mesmo a anúncios afixados em clínicas veterinárias e lojas de animais, colocados pelos voluntários que os recolheram da rua. Se está a pensar em adoptar um gato, pode consultar o nosso blog e ver os nossos gatinhos que se encontram à procura de uma família.

Devo optar por um gato bebé ou por um gato adulto?

Os gatos bebés são normalmente muito queridos e muitas pessoas acham difícil resistir aos seus encantos. Infelizmente as pessoas ainda optam mais facilmente por um gato bebé do que por um gato adulto.

No entanto, um gato bebé é sempre uma incógnita... Não sabemos qual será o seu temperamento quando adulto (se será meigo ou não, etc.) e não sabemos quais as probabilidades de vir a ter, no curto prazo, algum problema de saúde (a mortalidade nos gatos bebés é muito mais elevado do que em idade adulta).
É normal que se goste de um animal bebé, porque tudo neles é encantador, mas temos que pensar que todos os animais crescem e consequentemente deixam de ter a gracinha de bebés, para passarem a ter o encanto da maioridade.
Um gato bebé exige muito mais disponibilidade e atenção que um gato adulto.

Quais as vantagens em adoptar um gato adulto?

Existem muitas vantagens em adoptar um gato adulto quando comparado com um gato bebé. Um gato adulto já tem o seu temperamento formado. São mais calmos e pachorrentos (embora sempre brincalhões) e, portanto, uma opção que deve ser fortemente ponderada por quem não tem muito tempo para brincar com um gatinho bebé, que exige muito mais atenção e disponibilidade por parte do dono.

Frequentemente, encontram-se já castrados e esterilizados, o que representa menos uma preocupação para o novo dono.

Por outro lado, são muitos os gatos adultos que se encontram sob a protecção de pessoas ou associações que zelam pelo bem-estar animal e que esperam ansiosamente por uma nova oportunidade de sentir que pertencem a uma família.

Ao adoptar um gato adulto está a dar uma nova hipótese de vida e esse animal, mas também, quase sempre, a criar oportunidades para outro que será salvo de todos os perigos da rua.

Sem comentários: